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Perfil do profissional de Gestão Pública

21/11/2023
Perfil do profissional de gestão pública

Tornar-se um profissional de gestão pública requer uma combinação de conhecimentos especializados, habilidades desenvolvidas e experiência prática. Pode ser uma jornada desafiadora, mas com a orientação correta se torna gratificante.

Este texto visa fornecer uma visão aprofundada da profissão de gestão pública, desde as qualificações e certificações exigidas até os caminhos de carreira disponíveis. Vamos explorar as habilidades necessárias para o sucesso e os desafios associados à profissão, bem como fornecer conselhos sobre como desenvolver sua carreira.

Boa leitura!

Qualificações e Certificações Requeridas

Para trabalhar em gestão pública é preciso bacharelado, de preferência em uma área relacionada, assim como experiência, certificações profissionais e certas habilidades.

Começando com a formação educacional requerida, a maioria dos gestores públicos tem bacharelado em uma área como administração pública, política pública, ciência política, economia ou finanças.

Um mestrado em Administração Pública é frequentemente preferido para cargos mais altos, embora não seja um requisito para cargos de nível básico. Além do diploma de graduação, a maioria dos empregos em administração pública requer pelo menos um ano de experiência de trabalho relacionado.

Neste tempo, você pode obter uma visão valiosa do campo através de estágios e posições de voluntariado. No mínimo, deve estar aplicando as habilidades adquiridas em suas aulas em um ambiente adequado.


Habilidades necessárias para o sucesso

Para qualquer profissão, mas especialmente uma tão variada quanto a administração pública, é importante possuir uma ampla gama de habilidades aplicáveis. Ninguém será um especialista em cada uma dessas áreas, porém quanto mais habilidades você puder acrescentar ao seu repertório, mais empregável você será.

Algumas das habilidades mais importantes e necessárias para o sucesso na profissão de gestão pública incluem:

Comunicação

Habilidades sólidas de comunicação são essenciais em todos os campos, mas especialmente na gestão pública. Quer você esteja se comunicando com colegas ou partes interessadas terá que conseguir expressar suas ideias claramente.

Pensamento Crítico

É valiosa a capacidade de identificar, analisar problemas e tomar decisões lógicas com base nas informações em mãos. Também é importante conseguir avaliar seu próprio trabalho e fazer ajustes conforme necessário.

Criatividade

Esta habilidade engloba mais do que apenas direcionamento artístico. Ela também inclui a possibilidade de encontrar novas soluções para problemas, bem como a de olhar para questões antigas de uma nova maneira.

Comportamento Ético

O comportamento ético é uma habilidade crucial em cada profissão, mas é especialmente importante na gestão pública, onde a ética é uma parte regulamentadora da profissão. Espera-se que você siga as regras estritas que regem a conduta no serviço público.

Negociação

O sucesso na gestão pública muitas vezes requer negociação. Quer você esteja tratando de contratos, lidando com partes interessadas ou barganhando com outros gerentes, esta habilidade é essencial para o sucesso dos resultados.


Visão geral da profissão da Gestão Pública

A profissão de gestão pública tem suas raízes nas primeiras civilizações, quando havia a necessidade de administração de projetos de obras públicas, leis e políticas. Mas, a profissão moderna só surgiu no início do século XX, quando foram oferecidos os primeiros diplomas de nível universitário.

O campo evoluiu muito ao longo dos anos, com novas tecnologias e técnicas de gestão aumentando as práticas existentes. Na era moderna, os profissionais da administração pública se concentram na administração e implementação da lei, no processo de elaboração de políticas e na prestação de serviços ao público.

A profissão de gestão pública compreende uma grande variedade de caminhos de carreira, incluindo gestão jurídica, análise de políticas e gestão de programas.


Desafios associados à profissão

Como em qualquer profissão, trabalhar na gestão pública vem com sua parte de desafios. Alguns dos mais comuns incluem lidar com altos níveis de estresse, longas horas de trabalho e uma alta taxa de rotatividade de empregos.

Muitas pessoas acham o trabalho extremamente gratificante, mas ele oferece uma certa quantidade de estresse e pressão. Para garantir que você esteja preparado para os desafios da profissão, é preciso dedicar tempo para pesquisar vários campos dentro da administração pública.

Isso te permitirá identificar as áreas que melhor se adaptam a seus interesses e habilidades, ajudando você a compreender melhor os desafios que você pode enfrentar em cada uma delas.

Você também pode conversar com mentores e conselheiros que já trabalham na administração pública sobre seu trabalho cotidiano. Isso auxiliará a ter uma noção mais realista de como é a profissão e quais os desafios que serão enfrentados.

Percursos de carreira disponíveis

Existem numerosos percursos profissionais disponíveis na profissão de gestão pública. Os campos mais comuns incluem:

Gestão jurídica

Prática de administrar os assuntos jurídicos de uma organização. Isso pode incluir a identificação de potenciais questões legais e o desenvolvimento de um plano para mitigá-las, a pesquisa de novas leis e regulamentos que possam afetar a organização, e a representação da organização nos tribunais.

Análise de políticas

Este campo envolve a pesquisa de questões, a análise de escolhas e o desenvolvimento de políticas para tratá-las.

Gerenciamento do programa

Este campo diz respeito ao planejamento, implementação e avaliação de programas. O objetivo do gerenciamento é aumentar a eficiência e a eficácia de um determinado planejamento.

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