Institucional

CPA

Institucional

CPA

Institucional

CPA

Institucional

CPA

A Comissão Própria de Avaliação é um órgão instituído por meio da Lei nº 10.861 de 2004, que criou o Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior – SINAES. Entre outras iniciativas, o Ministério da Educação decidiu que cada Instituição de Ensino Superior deveria possuir uma Comissão responsável por acompanhar todo o processo avaliativo (interno ou externo) das Faculdades.

Portanto, a CPA tem a obrigação de conduzir os processos de autoavaliação interna da Republicana, além de sistematizar as informações que são encaminhadas aos órgãos reguladores, bem como acompanhar as avaliações externas periódicas. A Comissão é formada por membros da comunidade acadêmica e possui autonomia diante dos Conselhos e órgãos colegiados da IES.

Trabalhando em parceria com a Mantenedora e a Direção, a CPA tem a preocupação de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino ofertado pela Republicana. A partir de análises de pesquisas e dos atendimentos, a CPA desenvolve relatórios de diagnósticos e Planos de Melhorias que devem contribuir para o crescimento da IES, portanto, a CPA cuida de planejar, organizar, refletir e cuidar do interesse de toda a comunidade pelo processo avaliativo, assim com a participação e envolvimento da comunidade acadêmica e o apoio dos gestores da IES, que lhes disponibilizam as informações e os dados necessários.

A Faculdade Republicana entende que o engajamento na participação da comunidade acadêmica neste processo somente virá e aumentará com a apresentação de resultados de melhorias desenvolvidas a partir dos instrumentos de autoavaliação.

Para isso, será desenvolvido um selo de qualidade: “Você pediu, a Republicana fez!” que será colocado tanto nas melhorias de infraestruturas físicas quanto tecnológicas. Além desta percepção, a Comissão Própria de Avaliação – CPA da Republicana trabalhará com um processo de sensibilização constante da comunidade acadêmica, com a realização de reuniões presenciais e virtuais para explicar a importância da autoavaliação no processo de melhoria da faculdade e dos índices de qualidade no ensino.

Antes de iniciar mais um ciclo avaliativo, a CPA distribuirá material que irá contribuir para o entendimento e importância da participação de todos. Esse material será desenvolvido tanto de forma física quanto digital para os alunos do EAD.  


Os resultados das avaliações internas e externas serão matérias-primas de análises e debates da comunidade acadêmica. Para este propósito serão observadas tanto as avaliações institucionais quanto as de cursos.

Os resultados destas avaliações serão analisados pelos setores envolvidos, de acordo com suas especificidades. Os relatórios serão discutidos e indicações de melhorias serão apresentadas à Direção, aos Cursos e aos demais setores responsáveis da IES. Toda avaliação irá resultar em um Plano de Ação.

COMPOSIÇÃO:

  • Presidente e representante docente: professor Fábio Vidal
  • Representante discente: Lorrayne de Sousa Silva
  • Representante do corpo técnico-administrativo: Fernanda Veloso Dornelles
  • Representante da sociedade civil: Kariny Santos Ribeiro