Artigos

Três métodos para melhorar o seu desempenho nos estudos

Três métodos para melhorar o seu desempenho nos estudos

Melhorar o rendimento nos estudos pode parecer uma tarefa difícil, mas é algo possível. Com alguns métodos eficientes, você pode ter um desempenho melhor. Estudar de maneira produtiva vai além de concentração. É necessário vencer fatores que possam atrapalhar o os resultados esperados, sejam estes fatores de ordem social, psicológica ou até mesmo física, como o cansaço.  

Nesta publicação, separamos três métodos eficientes, que vão ajudar você a melhorar o desempenho nos estudos. Confira:

1. Desenvolva um plano de estudo

Qualquer gestor que queira obter melhores resultados em sua empresa precisa desenvolver um planejamento estratégico. Este é o primeiro passo, pois assim ele terá como basear as suas ações para o alcance de metas. O estudante precisa agir da mesma forma.

Para os estudos é importante que se estabeleça um plano baseado no que você deseja alcançar. Estipule horários fixos, desenvolvendo uma tabela de estudos e metas. A organização é uma grande aliada!

O plano de estudos pode ser realizado de diversas formas. Um exemplo é um quadro mensal com atividades do dia a dia. Após criá-lo, você consegue estabelecer as disciplinas e conteúdos para determinados dias e reservar outros para focar naquilo em que apresenta mais dificuldade.  

2. Foque na mentalidade certa

Muitas pessoas acreditam que o bom resultado acadêmico está totalmente ligado ao talento inato. Na verdade, é determinação que prevalece. Assim, é essencial não pensar em coisas do tipo "eu sou péssimo nessa matéria". Ao contrário, o ideal é focar naquilo se deseja, com pensamentos como “vou conseguir me sair bem e alcançar o resultado que almejo".

De acordo com algumas pesquisas, alunos que conseguem desenvolver a mentalidade certa, têm mais sucesso em seus resultados quando comparados àqueles que não procuram mudar o pensamento e acreditam que é melhor desistir ao invés de insistir.

Desta forma, tenha sempre a mente positiva, acreditando em seu potencial, pois o alcance de resultados é feito por meio de ações realizadas com foco no objetivo. Independentemente da situação, a mente possui uma grande força em nossos resultados. Por isso, foque na mentalidade positiva.

3. Foque em seu próprio método de aprendizagem

Nem sempre o que funciona para um, funciona para todos. Isso não é diferente, no que diz respeito aos estudos. Já ouviu algumas pessoas relatarem que conseguem aprender melhor ouvindo música? Em outros casos, qualquer barulho pode ser o estopim para a ausência de foco.

Então, um método importante para melhorar o desempenho dos seus estudos é estabelecer qual o seu estilo de aprendizagem. Em geral, para alguns estudantes, os conteúdos com imagens e leituras são ótimos meios.

Já para outros, os conteúdos auditivos facilitam para assimilarem melhor a matéria. Além disso, alguns também que são aprendizes cinéticos ou táteis, ou seja, aprendem quando possuem contato físico com determinado assunto.


Portanto, foque naquilo que torna a aprendizagem mais fácil para você.


Gostou do nosso assunto? Então, confira os nossos cursos e inscreva-se.