Notícias

Republicana promove Tribunal Simulado

17/6/2024
Republicana promove Tribunal Simulado

Republicana promove Tribunal Simulado

Uso de técnicas reais intensifica a experiência acadêmica na IES

Brasília (DF) - O já tradicional Tribunal Simulado, evento que oportuniza já no semestre inaugural o aprimoramento da desenvoltura dos acadêmicos do ramo jurídico encenando um caso ficcional de júri, da Faculdade Republicana, encheu o auditório José Alencar na noite desta quinta-feira (13) na sede da Instituição de Ensino Superior (IES) para consolidar o teatro jurídico.

O encontro viabilizou a comparência de alunos do 1º e 2º semestre da graduação em Direito da Faculdade Republicana, de alguns membros dos corpos discente e docente e teve como destaque a presença da juíza aposentada doutora Carla Patrícia Lopes (TJTDF), que atualmente emprega sua vasta experiência na corte dando aula para pretensos juízes, desembargadores e promotores.


Magistrada Drª. Carla Patrícia

Impressões da Magistrada

Convidada de honra, a magistrada Drª. Carla Patrícia incorporou o papel de juíza nas interpretações de caso, ampliando a responsabilidade dos estudantes em cena. De acordo com Lopes, a ocasião marcou positivamente:

“A minha participação foi recheada de muita alegria, fui surpreendida de forma extremamente positiva por alunos que estão apenas no primeiro semestre. A oportunidade que a Faculdade Republicana está dando é importante, necessária e indispensável. Sempre digo aos meus alunos: a gente não aprende a prática sem a teoria, mas vice-versa também. Não tem como sair de uma faculdade com toda a teoria possível sem saber aplicá-la na realidade. E hoje vi isso aqui, alunos do primeiro semestre sabendo aplicar em uma audiência simulada, quase que real, teorias e doutrinas de pessoas como Bourdieu, Foucault, Émile Durkheim… então isso será levado com eles para o resto da vida”, destaca."

Valdir Pucci, diretor-geral

Executando a Prática

Valdir Pucci, diretor-geral da instituição e anfitrião da cerimônia, saudou os presentes reforçando a importância de se executar na prática com experimentações como o tribunal e assegurou que o projeto é benéfico para os estudantes calouros:

“Iniciar o semestre tendo uma experiência direta no júri é cumprir com a máxima da Faculdade Republicana, que leva o aluno à união da teoria com a prática. Aqui ele começa botando a mão na massa e não apenas conhecendo as leis como aprendendo a aplicá-las. Essa ideia do treino prévio vem da concepção de que a prática jurídica dá expertise e que no magistrado ou como membro do Ministério Público, estará pronto para assumir a profissão em si. A presença da juíza mostrou como um magistrado se porta, como conversa dentro da sessão de audiência e outros detalhes”, entrega.

Aluna da Faculdade Republicana Ana Alice

Otimizando Habilidades

Para a estudante Ana Alice, do primeiro semestre, a interação foi expressiva e otimizou suas habilidades de oratória: “Havia estudado tanto que fiquei ansiosa antes de encenar o caso, mas sei o quanto isso serviu para alavancar nossas aptidões dentro do esperado na carreira lá na frente, pois o que nos espera exige saber falar, se portar, defender ou atacar – dependendo da situação”, elogia.

Iraci Gonçalves da Cruz, caloura de Ciência Política, fez questão de conferir a performance dos colegas do curso de Direito. “É um momento único e maravilhoso. É uma experiência muito positiva estudar em uma faculdade que já dá essa chance de conhecimento logo no 1º semestre. Eu recomendo a Republicana porque tem tantos diferenciais como podem ver em iniciativas como a de hoje”, alega.

Por Ellen Fernandes – Ascom Faculdade Republicana

Fotos: Carlos Gonzaga - Ascom Faculdade Republicana