Na noite desta quarta-feira, 24 de setembro, a Faculdade Republicana realizou a cerimônia solene de assinatura do convênio com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa. O encontro contou com a presença de importantes autoridades do cenário político e acadêmico.
Entre os presentes estiveram a Presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Renata Sene, o Deputado Federal Marcos Pereira, presidente de honra da FRB e presidente nacional do Republicanos, que conduziu a cerimônia, além do Professor Catedrático Ricardo Ramos Pinto, presidente do ISCSP-ULisboa, e do Professor Fábio Vidal, coordenador acadêmico da Faculdade Republicana; e Gustavo Rocha, Secretário da Casa Civil do Governo do Distrito Federal.
Logo na abertura, o presidente Marcos Pereira transmitiu os cumprimentos do Diretor-Geral da Faculdade Republicana, Dr. Valdir Pucci, ausente por motivos de saúde, edestacou a relevância histórica da parceria internacional. Pereira lembrou a história da Faculdade Republicana e destacou que a instituição se trata de um projeto inédito na América Latina, sendo a única Instituição de Ensino Superior mantida por uma fundação partidária.
“Estamos escrevendo uma nova página não só para a Faculdade Republicana, mas para a educação superior no Brasil. Nossa faculdade reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica, com a inovação, com a formação qualificada dos profissionais”, destacou Marcos Pereira.
O professor Fábio Vidal ressaltou a importância da internacionalização para a comunidade acadêmica da Faculdade Republicana e anunciou novas pós-graduações que serão ofertadas em 2026 como fruto do convênio: Geo economia, Comunicação e Marketing Político, Direito Tributário.
Na sequência, o professor Ricardo Ramos Pinto destacou a tradição do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e o significado desta parceria para o fortalecimento dos laços acadêmicos entre Brasil e Portugal. Ele ressaltou que, a partir do convênio, estudantes de ambas instituições poderão fazer parte de seus cursos no outro país e que cada caso será analisado um a um em relação aos trâmites e aos custos.
A presidente da FRB, Renata Sene, enfatizou o impacto positivo da iniciativa para a formação de lideranças e o papel estratégico da Faculdade Republicana no cenário educacional: “Imagine a grandeza dos nossos alunos e professores com as competências que nós temos de gerar estudos de impacto para o Brasil. Essa nova experiência faz com que possamos levar atrações educacionais de elevado nível para o nosso país, de forma acessível”.
O ponto alto da noite foi a assinatura do termo de convênio, formalizando oficialmente a cooperação acadêmica entre as duas instituições. O documento prevê a realização de programas conjuntos, oportunidades de mobilidade acadêmica, dupla certificação em pós-graduação, cursos livres e a perspectiva de intercâmbios futuros.
Os representantes de turma de cada semestre das graduações em Direito e Ciência Política assim como parte do corpo docente participaram do ato de assinatura do convênio e também comemoraram a medida. “Com certeza esse é um novo momento para todos nós. Estou empolgada tanto para conhecer Portugal, em breve, quanto para elevar o meu conhecimento e ter essa dupla certificação”, afirmou Kamilla Dias, acadêmica do curso de Ciência Política.