A Faculdade Republicana promoveu mais uma edição do Tribunal Simulado, com a participação especial dos calouros do curso de Direito, turmas do período matutino e noturno. A atividade, que faz parte da metodologia de ensino prática da instituição, teve como juíza dos casos a meritíssima Dra. Ana Claudia Loiola, convidada especialmente para conduzir os julgamentos simulados.
Durante a simulação, os estudantes puderam vivenciar os papéis de advogados de defesa, acusação, assistentes de acusação, réus, vítimas e testemunhas, experimentando a dinâmica de um julgamento real. A proposta visa proporcionar aos alunos, desde o início da graduação, uma experiência prática, aproximando-os da rotina dos tribunais e fortalecendo a formação jurídica.
Oportunidade para aprender na prática

A presença da juíza Ana Cláudia Loiola agregou ainda mais valor à atividade, oferecendo aos estudantes uma visão profissional e técnica dos procedimentos judiciais. “É uma experiência enriquecedora para os alunos, que desde o início já aprendem a argumentar, interpretar e entender o funcionamento da Justiça”, destacou a magistrada, que também é professora da instituição.
Os calouros do período matutino expressaram entusiasmo com a atividade. Para Daniel Carlos, “a experiência foi incrível”. “No primeiro semestre viver isso é uma oportunidade única! isso vai trazer uma melhor preparação para o mundo profissional e um ímpeto de vencermos esses cinco anos, que é uma trajetória muito árdua, que teremos pela frente na graduação. é um incentivo a mais!”

“Foi muito surpreendente porque eu não conhecia nenhuma faculdade que tinha o tribunal simulado já no primeiro semestre. É extremamente importante, pois nos faz ter um contato mais real com a nossa área para sabermos se é isso mesmo que queremos. Foi muito satisfatório participar e esperamos que tenha mais, afirmou Ana Carolynne.
Entre os acadêmicos do noturno, a emoção também ficou evidente: Manuela Louredo destacou a interação da meritíssima durante as apresentações. “Foi especial. A juíza foi nos explicando também as etapas durante as pausas e isso foi de grande aprendizado para nós. Foi muito impactante, pois o professor Fábio Vidal havia nos dado a base dos casos e tivemos que estudar, pesquisar, entender os conceitos. Foi muito impactante”, disse.

"O aluno pensado como um todo"
Para Maria Vitória, a atividade é parte de um ambiente acolhedor pensado no desenvolvimento acadêmico e profissional do estudante. “É um ambiente completamente acolhedor e que busca desenvolver o aluno como um todo: a questão da dinâmica, da oralidade.
O diretor-geral da Faculdade Republicana, Professor Dr. Valdir Pucci, afirma que o Tribunal Simulado reforça o compromisso da Faculdade Republicana com a formação prática e de excelência de seus estudantes, preparando-os desde o primeiro semestre para os desafios do mundo jurídico.
Reportagem: Djan Moreno
Foto: Carlos Gonzaga