Notícias

Tripartição de poderes é tema de aula inaugural do curso de Ciência Política

4/9/2023
21/11/2023
Tripartição de poderes é tema de aula inaugural do curso de Ciência Política

A Faculdade Republicana proporciona aos seus alunos oportunidades de network e discussões com profissionais renomados desde o início da graduação. Na noite desta quinta-feira (31), aconteceu a aula inaugural do segundo semestre de 2023 para os acadêmicos de Ciência Política. Os cientistas políticos Marcela Machado e Murilo Medeiros apresentaram um panorama da tripartição dos poderes no Brasil.

O coordenador do curso, MSc Fábio Vidal, explicou que a ciência é uma atividade colaborativa e que a Republicana está focada em entregar para o mercado profissionais realmente capacitados. “Por isto, precisamos trazer à comunidade acadêmica outras visões, pessoas que estão vivenciando outras experiências dentro do campo profissional e com o conhecimento prático”, pontuou. 

Em sua fala, Marcela Machado, que é doutora em Ciência Política, explicou que, apesar de a divisão clássica dos três poderes ser conhecida, na prática há muitas particularidades. Antes de falar da realidade atual, Machado lembrou que a ideia de um Estado dividido em três instâncias surgiu com Aristóteles. Já Medeiros, embaixador do Politize-se, ressaltou que a relação entre os poderes, muitas vezes trincada nos últimos anos, tem sido uma prática recorrente, porém tudo balizado pela Constituição Federal, que é uma das mais modernas do mundo. 

A caloura Cleide Amorim ressaltou que os primeiros dias na faculdade estão sendo muito proveitosos. “Trabalhei por muitos anos no Congresso Nacional e decidi obter minha formação na área. Estou gostando muito da experiência que estou tendo aqui na Republicana”. 

Além dos alunos, egressos e convidados externos foram convidados e acompanharam a palestra. Foi o caso de Arthur Santos, cientista político formado pela Republicana. “Para mim, é gratificante voltar, tanto pela qualidade extraordinária da palestra, quanto por ver a quantidade de alunos atualmente, pois eu fui da primeira turma e vejo agora o quanto a faculdade cresceu”, disse. 


Reportagem: Djan Moreno

Fotos: Carlos Gonzaga