A Faculdade Republicana promoveu uma visita ao Congresso Nacional para que seus acadêmicos conhecessem a exposição instalada no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, que conta um pouco da história da instituição e de sua mantenedora, a Fundação Republicana Brasileira (FRB).
Além da exposição, os estudantes puderam conhecer de perto as estruturas que compõem a chamada “Casa do Povo”.
.png)
Bruna Lima, estudante de Ciência Política, destacou a importância da experiência: “É muito importante o aluno ter esse conhecimento e conhecer de perto a Casa do Povo. Além disso, é fundamental entender como funcionam as estruturas da Casa, como as lideranças partidárias. Vemos os bastidores, mas conhecer pessoalmente, conversar com os servidores, é algo totalmente diferente. Passamos a ter muito mais noção de como é esse trabalho. Para nós que estamos em Brasília e vamos atuar em áreas como o Direito e a Ciência Política, isso é fundamental. A Republicana está sempre nos proporcionando momentos assim, e isso faz toda a diferença.”
Durante a visita, o diretor-geral da instituição, Dr. Valdir Pucci, explicou a previsão constitucional que garante aos partidos políticos o direito de se representarem nas casas legislativas do país. Ele ressaltou que o devido funcionamento parlamentar passa pela organização de seus membros em bancadas, lideradas por representantes escolhidos livremente, que participam das diversas instâncias legislativas. Pucci reforçou ainda que profissionais das áreas do Direito e da Ciência Política têm grande propensão a atuar dentro da Casa.
O professor Dr. Ranulfo Padro, coordenador do curso de Direito, complementou explicando que as estruturas partidárias são proporcionais ao tamanho das bancadas, determinadas pelas eleições. Tanto ele quanto Pucci ressaltaram a importância de conhecer os Regimentos Internos da Câmara, do Senado e do Congresso Nacional, instrumentos fundamentais para quem deseja compreender e atuar no cotidiano legislativo.
O professor Me. Fábio Vidal também esteve presente e falou sobre a atuação da Fundação Republicana Brasileira (FRB), mantenedora da Faculdade. Ele lembrou que a Fundação já capacitou mais de 150 mil pessoas ao longo de 18 anos com cursos livres gratuitos. Hoje, esses treinamentos são reconhecidos - com certificados - pela Faculdade, que foi além ao ofertar graduações e pós-graduações, consolidando-se como a única instituição de ensino superior no Brasil mantida por uma fundação partidária.
Os servidores da liderança do Republicanos ressaltaram, ainda, que entre os diferenciais para atuar na Casa estão não apenas a formação acadêmica sólida e as especializações nas áreas afetas ao Legislativo, mas também a capacidade de estar sempre atualizado e conectado com a realidade, já que as casas legislativas são ambientes totalmente dinâmicos.